Technorati Marcas: teatro,uma vez nada mais,aicha marques,cultura,técnica teatral,movimento em cena,espetáculo,maria meneses,hebe alvez,carambola produções
Assisti o enceramento da turnê da peça "Uma vez nada mais" com as atrizes Aícha Marques e Maria Menezes, direção de Hebe Alves e produção Carambola.
O espetáculo é resultado de um longo trabalho de investigação teatral desenvolvida pelas atrizes desde 1990 onde o conjunto de movimentos e variações de velocidade nos dá a impressão de estarmos no cinema assistindo um filme da década de 50.
A ideia do espetáculo é super original, traduzir pro teatro o cinema mudo é sem dúvidas uma nova linguagem que toma como base um cinema que muito se conhece mas que já não se faz mais, o cinema mudo. Está técnica exige grande controle e domínio do corpo e as atrizes capricharam na construção de expressões e trejeitos de seus personagens explorando muito bem isso nas pausas típicas do cinema antigo.
O cénário e figurinam retratam bem o clima dos anos 50 e a iluminação dá destaque a detalhes peculiares como o telefone o rádio antigo que protagonizam cenas ilárias e surpreendentes.
Amei a peça, pena que a turnê acabou, mas espero que logo as meninas voltem com essa ou quem sabe outra peça usando o mesma técnica.
Se eu souber aviso pra vocês certamente! Mas por agora assistam o vídeo que encontrei mostrando alguns momentos de “Uma vez nada mais”! Espero que gostem!
Abraços!
Taís Krug
Nenhum comentário:
Postar um comentário